-
Arquitetos: Breathe Architecture
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tom Ross
-
Fabricantes: Ambiance Lumiere, Beacon Lighting, Briggs Veneers, Classic Ceramics, Dulux, Fisher & Paykel, Hy-Tech, James Hardie, James Hardie Australia, Kingspan Insulated Panels, Pumpworks, Signorino, Urban Salvage
Descrição enviada pela equipe de projeto. Levando em conta o contexto arquitetônico que a rodeia, a Bardolph Gardens é constituída por duas habitações unifamiliares que proporcionam moradias de aluguel ambientalmente sustentáveis, acessíveis e bem concebidas. Ocupando o que era um espaço aberto subutilizado na parte posterior de duas cabanas californianas existentes, as casas respeitam arquitetônica e formalmente o contexto residencial imediato.
Celebrando a proeminência da materialidade predominante no contexto circundante, a fachada de tijolos reciclados agrega valor à paisagem urbana com uma estética simples e contemporânea. A forma e inclinação dos planos do telhado correspondem aos das casas vizinhas, homogeneizando as formas propostas com o caráter do bairro.
O acesso para as residências é feito por meio de um pátio protegido. Os interiores são generosos, cheios de luz, acolhedores e espaçosos. Cada ambiente tem vista para a vegetação. A inclinação do telhado e os toldos de aço externos trabalham para maximizar o ganho solar do norte durante o inverno e minimizá-lo durante o verão. Internamente, um teto abobadado e inclinado adiciona volume e atrai luz e calor para as áreas de estar.
Uma paleta de materiais simples e robustos como pisos de concreto, paredes de gesso branco, revestimento em madeira natural e branca, placas de madeira reciclada e azulejos ajuda a garantir a longevidade das casas. Nas áreas de cozinha e sala de estar, o grande pano envidraçado voltado para o norte se abre para um terraço externo generoso, proporcionando uma conexão com o entorno.
Ao longo da fachada, uma série de estruturas de tijolos criam pátios menores e atraem o ar e a luz para os espaços internos. Os dormitórios se abrem para pátios exuberantes, enquanto os banheiros têm uma conexão visual com a vegetação.
Bardolph Gardens é projetada priorizando a sustentabilidade. Com um design passivo em mente, o projeto incorpora uma grande quantidade de massa térmica, prioridades de energia solar no inverno, proteção solar e ventilação cruzada. A água da chuva é recolhida, armazenada no local e destinada aos sanitários e torneiras do jardim para reutilização.
As residências são cuidadosamente projetadas para maximizar o desempenho térmico através da envolvente da edificação, vidros duplos e orientação. A casa opera completamente a partir de um sistema de serviço de combustível fóssil zero, incluindo um sistema de energia solar fotovoltaica e bomba de calor que fornece água quente.